O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, preside, esta sexta-feira, à abertura do III Encontro de Investidores da Diáspora, um evento organizado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Além do ministro, a sessão de abertura contará com o presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, e do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

Os trabalhos têm início na sexta-feira, dia 14, às 9h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, sendo esperados mais de 600 participantes, entre investidores portugueses – regionais e nacionais – e luso-descendentes oriundos de mais de 30 países, dos cinco continentes.

Ao longo dos dois dias de trabalho vão passar pelo auditório do Parque de Feiras e Exposições 13 membros do Governo, entre ministros e secretários de Estado, e entidades e programas nacionais de apoio ao investimento, à competitividade e à internacionalização.

O evento contará, também, com a presença de elementos ligados à AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, o Turismo de Portugal, o programa COMPETE 2020, entre outros.

O Encontro integra vários painéis reservados à intervenção de empresários, com apresentações de projectos e de propostas, de empresas e serviços, exemplos de investimentos locais e regionais, bem como um painel dedicado ao terceiro sector – economia social.

Haverá, ainda, painéis dedicados às redes de contactos, sejam na área da investigação e do ensino superior, da ciência e da tecnologia, seja da rede consular e diplomática.

Paralelamente ao programa do auditório principal, decorrerá uma mostra empresarial, constituída por cerca de meia centena de empresas e entidades, e um espaço de apresentações, que permitirá aos empresários, empreendedores e entidades territoriais darem a conhecer as suas empresas, ideias e projectos.

O III Encontro tem como finalidade facultar aos participantes, num contexto simultaneamente institucional e propício ao networking, informação actualizada sobre mecanismos e programas de incentivo e apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização de projectos de âmbito local e regional.

Pretende-se, também, proporcionar aos investidores e empresários uma plataforma de diálogo e partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios.

O Encontro deste ano e as temáticas escolhidas para os diferentes painéis incidirão na importância da valorização das regiões e territórios enquanto pólo de atracção de investimento e/ou de internacionalização respectivamente.

O III Encontro de Investidores da Diáspora insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.