O coro feminino do Conservatório do Vale do Sousa, da Associação de Cultura Musical de Lousada, conquistou o primeiro prémio de um concurso de Coimbra.

O Concurso de Coros, organizado pelo Coro Carlos Seixas, da Casa do Pessoal do município de Coimbra, pretende não só homenagear o compositor português, nascido naquela cidade em 1704, mas também dinamizar música coral tendo como palco a cidade universitária de “cariz e de matriz eminentemente culturais, detentora de assinalável tradição neste campo musical”.

Nesta terceira edição pretendeu-se ainda prestar um tributo ao maestro recentemente falecido José Firmino, através da escolha da peça obrigatória – “Balada para Coimbra”. Fundador de dois grupos corais de Coimbra, o Choral Poliphonico e o Coro dos Pequenos Cantores, foi ainda autor de uma vasta obra coral e sinfónica.

Para além do Conservatório do Vale do Sousa participaram nesta edição os coros Carlos Seixas, Allegretus, Choral Polyphónico João Rodrigues de Deus, mistos da Universidade de Coimbra e da ESE/Porto, feminino da ESE Porto e Etos Vocal Ensemble.