Rogério Ruas, médico especialista em Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), é um dos elementos nomeados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) para “coadjuvar a directora do Programa Prioritário para a área das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH)”, informa o centro hospitalar em nota de imprensa.

Trata-se de um dos 12 programas de saúde prioritários da DGS. Este em concreto visa “liderar a estratégia de controlo das infecções sexualmente transmissíveis e da infecção pelo VIH em Portugal, promovendo o acesso universal a prevenção, rastreio, diagnóstico precoce e tratamento adequados, combatendo o estigma e a discriminação”.

Rogério Ruas integra o Serviço de Doenças Infecciosas do CHTS, que conta com mais quatro médicos especialistas.

O CHTS recorda que só desde há poucos anos é que o centro hospitalar conta com médicos especialistas da área, que permitiram que os doentes tivessem de se deslocar ao Porto para cuidados especializados de doenças infeciosas. “Para além do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na melhoria da prescrição de antibióticos e tratamento de infecções complexas e por agentes multi-resistentes, o Serviço de Doenças Infecciosas é também responsável pelas consultas de infecção VIH e de profilaxia pré-exposição da infecção pelo VIH no adulto”, acrescenta a nota enviada.