Está a ser promovido, desde 1 de Junho de 2022 e até 30 de Maio de 2023, o “Viver Lousada”, um projecto Inovador de Inclusão Social de âmbito Territorial, no âmbito da candidatura AIIA – Abordagens Integradas para a Inclusão Activa, aprovada pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte 2020.

Orçado em 117 mil euros, e comparticipado em quase 100 mil, o projecto tem como promotor o Município de Lousada e como entidade parceira formal a associação Ao Encontro das Raízes, contando ainda com a participação da União de Freguesias Cristelos, Boim e Ordem e a Escola Secundária de Lousada como parceiros informais.

Segundo a Câmara de Lousada, “o principal objectivo é o de promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação, através de intervenções que visem colmatar necessidades sociais não satisfeitas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município, promovendo a coesão social e territorial”, indo de encontro às necessidades das crianças, jovens e idosos, residentes ou frequentadores de áreas mais desfavorecidas.

A primeira acção foi o “Bike Atitude”, que quis promover a inclusão social de crianças e jovens através de uma vertente do ciclismo, o Trial Bike. As sessões decorrem no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, em Lousada. A autarquia realça que esta é “uma vertente do ciclismo que consiste na superação de obstáculos, apelando ao equilíbrio, à concentração e à auto-confiança”.

Também estão a decorrer acções de Inclusão Activa Sénior, com consultas individuais de rastreio de diferentes especialidades: medicina geral e enfermagem, fisioterapia, podologia, nutrição e medicina dentária.