Maria Flor Pedroso e Henrique Cayatte são os convidados de mais um ‘Encontro com a Escrita’, que acontece no dia 10 de Março, às 21h30, na Biblioteca Municipal local.

A jornalista e o designer/ilustrador Henrique Cayatte vão participar numa conversa moderada por Adélia Carvalho, natural de Penafiel e autora de vários livros infantis premiados e traduzidos em vários idiomas.

Maria Flor Pedroso começou a sua vida profissional na Rádio Comercial, tendo passado pela RFM. Em 2003 assume a coordenação da editoria Política Nacional, na Antena1. Bolseira por concurso da Flad, em 1994, num curso na Boston College of Communication, bolseira por convite do German Marshall Fund. Colaborou como consultora em programas da RTP, como “A Marcha do Tempo” de Maria Elisa Domingues, ou “Prova Oral” de José Eduardo Moniz e Maria Elisa Domingues.

Em 2000 fez uma série de entrevistas a protagonistas políticos no extinto do Canal de Noticias de Lisboa, tendo feito locução de documentários para a RTP, como por exemplo: “O Mundo de Cá”, de Camilo de Azevedo e Paulo Varela Gomes, ou “Périplo”, também de Camilo de Azevedo e Miguel Portas.

Henrique Cayatte foi director gráfico de diversas editoras e desenvolve actividade como designer gráfico, não só em Portugal como em outros países. Como ilustrador ganhou em 1986 o primeiro Prémio da Secretaria de Estado da Cultura, para o conjunto da sua obra de ilustração. Ganhou duas vezes o prémio Gulbenkian de Ilustração, assim como o Prémio Nacional de Ilustração, com o livro “Estranhões & Bizarrocos”.
De entre as mais de duas dezenas de títulos que editou, contam-se as ilustrações para obras de Alice Vieira e ainda para os seguintes volumes, História da nuvem que não queria chover, de Fernando Bento Gomes, O búzio de nácar, de Carlos Correia, O grande lagarto da Pedra Azul, de Papiniano Carlos e O menino eterno, de José Jorge Letria.

A sessão de Valongo terá um apontamento musical a cargo do Chorum Dei Laetitia.