O Núcleo de Investigação Criminal de Amarante da GNR deteve, hoje, seis homens com idades entre os 20 e os 44 anos pelo crime de furto qualificado, no concelho de Vila Real.

Os indivíduos são suspeitos de 19 crimes de furto qualificado nos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Lousada, Felgueiras, Paredes e Ponte de Lima. Os últimos quatro furtos aconteceram durante a última madrugada em estabelecimentos e empresas no concelho de Ponte de Lima.

A GNR realizou ainda três mandados de busca domiciliária e quatro mandados de busca a veículos tendo apreendido cerca de 18 mil euros, em numerário; diversas notas de vários países, como Bélgica, Estados Unidos, Angola, Moçambique e Reino Unido; quatro veículos; 22 telemóveis; seis tablets; quatro computadores portáteis; um televisor; um GPS; seis rádios tipo walkie-talkie; um disco rígido externo; diverso material de construção civil; uma máquina de diagnóstico auto; um medidor de pressão arterial; um par de brincos em ouro; 140 raspadinhas premiadas; três conjuntos de ferramentas; quatro lanternas; diversas ferramentas utilizadas para arrombamento e corte de cofres; diversos documentos de automóveis; e diversas chaves de automóveis.

A operação contou com um efectivo total de 46 militares, dos Comandos Territoriais do Porto, Viseu, Viana do Castelo e Braga e da Unidade de Intervenção.

Os suspeitos, com antecedentes criminais, encontram-se detidos no Destacamento Territorial de Amarante e serão presentes, amanhã, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel.