No âmbito do curso de Mandarim promovido em Lousada, este mês vão decorrer diversas actividades online, abertas a toda a população, para dar a conhecer a cultura e gastronomia chinesa.

Segundo a autarquia, vão ser disponibilizados vídeos sobre aspectos e curiosidades das Festividades na China e Aromas e Sabores, onde se destacam o Gongbao jiding, o Tangyuan, que é o doce tradicional do Festival das Lanternas, e o Peixe Esquilo. Os vídeos abordam também temas como a Dança Tradicional, as diferenças gastronómicas entre o Norte e Sul da China, Festival Barco Dragão, arquitectura moderna Chinesa, aula aberta de Wush e o entretenimento dos idosos na China.

Haverá ainda actividades práticas, para as quais é necessária inscrição, desde uma aula aberta de Wushu, assegurada pelo Mestre Alexandre Oliveira, da JING-SHE – Escola de Kung-fu Wushu!, um workshop de Escrita, para crianças ou a elaboração de uma receita chinesa em casa.

Recorde-se que o Município de Lousada, inserido numa candidatura da CIM Tâmega e Sousa, promove a aprendizagem do mandarim, destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclo no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. As aulas são gratuitas e funcionam ao sábado. Além do ensino da língua, são promovidas sessões culturais.