Terminado o processo participativo, estará em consulta pública, entre 22 Maio e 22 de Junho, o projecto de Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, que propõe a classificação de uma área de 1.609 hectares com especial valor cultural e ambiental em Lousada.

Segundo a Câmara Municipal, trata-se de “um exercício de promoção integrada da sustentabilidade do território do Vale do Sousa Superior, com benefícios sociais, económicos e ambientais”.

Os interessados podem consultar a proposta na Câmara Municipal de Lousada ou no sítio da internet do município, em www.cm-lousada.pt/pt/ppss_discussaopublica. A Câmara explica que as observações e sugestões devem ser formalizadas por escrito em documento próprio disponível no local de consulta e devem ser remetidas para o endereço electrónico biolousada@nullcm-lousada.pt, por correio normal endereçado à Câmara Municipal de Lousada, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro 4620-695 Lousada, ou entregues pessoalmente nos dias destinados à consulta pública.

A autarquia tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, um conjunto de iniciativas ambientais, entre as quais os projectos BioEscola, Plantar Lousada, BioLousada, Lousada Jardins, Lousada Guarda-Rios, Lousada Charcos, entre muitos outros. É intenção do município que estes projectos possam contribuir para qualificar o território, salvaguardar os principais valores naturais e patrimoniais, e contribuir para criar dinâmicas de desenvolvimento (envolvendo o turismo, o lazer, a floresta e a agricultura) que tirem partido e valorizem a dimensão ambiental, alinhadas com a temática da economia verde”, descreve nota de imprensa.