Lousada: Levaram cofre de capela em Nevogilde com 100 mil euros em peças de ouro e prata

Foi o padre que encontrou as portas da capela arrombadas e deu o alerta

0

Esta terça-feira, ao que tudo indica de madrugada, um grupo de assaltantes furtou um cofre com mais de 500 quilogramas na Capela da Senhora da Ajuda, em Nevogilde, Lousada.

Lá dentro estavam várias peças de ouro e prata, assim como ofertas em dinheiro, cujo valor rondará os 100 mil euros. Só uma coroa em ouro e pedras preciosas da Senhora da Ajuda valerá cerca de 50 mil euros, acredita o padre José Ribeiro da Mota.

Segundo o pároco, foi ele próprio a aperceber-se que as portas laterais da capela tinham sido arrombadas, ontem, por volta do meio dia. Já lá dentro, os larápios deitaram mão a vários objectos “preciosos e de valor monetário, sentimental e religioso”, refere.

“Se calhar já vinham de olho no cofre” que tinha mais de 500 quilogramas, 1,40 metros de altura por 50 centímetros de largura e não era arrastado há dezenas de anos devido ao peso, estando num canto inacessível. “O espanto maior é como conseguiram levá-lo”, comenta.

Lá dentro estavam vários objectos em prata e ouro, assim como ofertas de pessoas da paróquia. Entre as principais preciosidades estavam a cruz paroquial, com cerca de 150 anos, e uma coroa em ouro e pedras preciosas da imagem da Nossa Senhora da Ajuda, cujo valor poderá chegar aos 50 mil euros, acredita o sacerdote, falando na “mágoa” que o roubo da peça deixa na localidade. “Temos outros objectos de valor guardados no banco, mas esta coroa não cabia lá pelas dimensões”, explica José Ribeiro da Mota, salientando que o espaço sempre foi seguro e não há historial de um roubo deste género. O valor global do furto, ainda que apenas estimado, já que o valor das peças é variável, rondará os 100 mil euros.

No local esteve a GNR e a Polícia Judiciária que está a investigar.

Recorde-se que, na mesma madrugada, foi furtado outro cofre de grandes dimensões da Casa do Povo de Sobreira, em Paredes.