Imagem: DR

Vai nascer em Nevogilde, junto ao sintético, um novo lar de idosos com 60 vagas. A assinatura do contrato de investimento, de 5,5 milhões de euros, foi realizada hoje, no âmbito dos apoios a respostas sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em Vila Nova de Gaia.

O projecto é da ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social, C.R.L., e foi desenvolvido em parceria com o Município de Lousada e Rede Social. A Casa de Louzada, como é designada a nova ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, vai ser implementada num terreno municipal. Segundo dados divulgados por um vereador do município, “a obra deve estar concluída e pronta a funcionar até 2024”.

A sessão de divulgação de 63 projectos aprovados para Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, no âmbito do PRR, aconteceu hoje com a presença da ministra tendo sido assinados os contratos entre o Ministério do Trabalho e da Segurança Social e as entidades promotoras.

De acordo com os dados do Ministério, no Norte do país são apoiados 116 projectos com um financiamento de quase 142 milhões de euros.

“A existência de mais vagas em contexto de lar para idosos sempre foi uma grande necessidade em Lousada. A candidatura feita ao PRR com nosso apoio, permitiu termos uma esperança de que seria bem sucedida. Hoje foi assinado o acordo. Vamos ao trabalho, para que este e outros investimentos sejam uma mais-valia para todo o concelho, gere emprego e investimento descentralizado nas freguesias e, acima de tudo, dê resposta às pessoas mais necessitadas”, escreveu o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, nas redes sociais, congratulando-se com o projecto.

Foto: DR
Foto: DR