A Praça das Pocinhas será, novamente, o epicentro do Festival Internacional das Camélias de Lousada. A iniciativa regressa entre 10 e 12 de Março, para a 13.ª edição, e terá a camélia como ‘rainha’.

Além do mercado das camélias e dos tradicionais concursos, estão previstos passeios, workshops e também espectáculos, entre outros.

De acordo com o programa, já divulgado pela Câmara de Lousada, que organiza o evento, o dia 10 de Março arranca com o espectáculo “A Tempestade”, pela Companhia Jangada Teatro, no Auditório Municipal, com entrada gratuita, mas com limite de lugares, pelas 21h30.

No dia seguinte, a Jangada Teatro também fará uma performance teatral na abertura do Festival, pelas 15h00, seguindo-se a entrega dos prémios do Concurso das Camélias. Ainda durante a tarde, decorrem os workshops de Ilustração “Desenho de Natureza – Flores e Plantas”, pela ilustradora Davina Falcão, na Biblioteca Municipal, e de Fotografia Digital “As flores através da lente”, pelo fotógrafo Ricardo Raminhos, no Centro de Interpretação do Românico (CIR). Pelas 16h00, há a abertura do Mercado das Camélias e visita à exposição de camélias e, à noite, novamente pelas 21h30, no Auditório Municipal, a Jangada Teatro volta a levar a cena “A Tempestade” (entrada gratuita, com limite de lugares).

O dia 12 de Março ficará marcado pelo passeio pelos Jardins de Camélias, com visita encenada pela Jangada Teatro, a partir das 9h00. O ponto de encontro é a Loja Interactiva de Turismo, sendo que há autocarro gratuito (com inscrições limitadas, informa a autarquia). Serão visitados os jardins da Quinta da Tapada – Casais; Casa de Cimo de Vila – Sousela e Casa de Argonça – Ordem, seguindo-se um almoço livre pelos restaurantes aderentes ao Fim-de-Semana Gastronómico de Lousada. Às 14h30 há novo passeio pelos jardins das mesmas quintas, nos mesmos moldes e que também exige inscrição.

O Festival termina depois de uma performance teatral pela Jangada Teatro, na Praça das Pocinhas, às 17h30.

O Mercado das Camélias funciona entre as 15h00 e as 20h00, no dia 11, e entre as 10h00 e as 19h00, no dia 12.