A Câmara de Lousada vai implementar, nos próximos dias, o projecto “Escola a Pedalar”, programa educativo, não formal, que tem como propósito promover o ensino do pedalar a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas do município.

Segundo a autarquia, a actividade abrange áreas como a segurança rodoviária, a mecânica e o ensino do pedalar, contribuindo para o sucesso escolar e a formação cívica e desportiva das crianças.

A “Escola a Pedalar” vai ser complementada com acções aos sábados de manhã – 2 Rodas em Acção, a decorrer no Complexo Desportivo de Lousada.

Com este projecto pretende promover a inclusão da bicicleta no currículo escolar, combater o insucesso escolar e consequente abandono.

De acordo com o município, a prática de actividade física contribui para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade nas crianças, das suas relações sociais e de valores como o empenho, respeito pelo outro e entreajuda.

Pretende-se também incrementar estilos de vida saudáveis, em que a inclusão da mobilidade ecológica procura sensibilizar para a educação ambiental e envolver pais e filhos em modos de transporte activos e hábitos sustentáveis.

Esta é uma actividade que se insere no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020, com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho.