Lousada aderiu à luta contra o cancro com a Campanha Laço Rosa

Vai haver rastreios até Janeiro

0

A Câmara Municipal de Lousada associa-se, neste mês de Outubro, à Campanha do Laço Rosa, para sensibilizar para a luta contra o cancro da mama.

Vão ser desenvolvidas diversas actividades, como a venda de Laços Rosa, até ao final do mês, e ainda o Jantar do Laço Rosa, que vai ter lugar no dia 28, pelas 20h00, em Pias. O jantar tem um custo de 15 euros e as inscrições podem ser efectuadas através do e-mail asocial@nullcm-lousada.pt. Já os Laços Rosa podem ser adquiridos, por um euro, nos edifícios da Câmara Municipal, na Biblioteca, na Universidade Sénior de Lousada, na Academia de Cultura Musical de Lousada, Piscinas Municipais, Centro de saúde de Lousada e unidades de saúde de Caíde de Rei, Lustosa e Meinedo. A verba angariada vai ser entregue à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

E porque prevenção é a palavra-chave no que toca ao cancro da mama, está a ser desenvolvido um programa de rastreio em Lousada, junto ao Centro de Saúde, até final de Janeiro do próximo ano. “Para chegar a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e 69 anos a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem disponível uma unidade móvel onde são realizadas as mamografias, por profissionais credenciados”, lembra a Câmara. No concelho de Lousada há cerca de sete mil mulheres nesse intervalo etário. “A colaboração da autarquia em todo este processo passa por disponibilizar transporte sempre que for necessário efectuar consultas e exames adicionais na Liga Portuguesa Contra o Cancro”, explica a autarquia.

O rastreio, gratuito, resume-se a uma mamografia, cujo objectivo passa por detectar cancros mamários numa fase precoce.