Um total de 124 adultos vão receber, esta sexta-feira, no auditório da Escola Secundária de Lousada, os diplomas de reconhecimento, validação e certificação de competências correspondentes ao 6.º, 9.º e  12.º anos de escolaridade.

Segundo o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Lousada, destes adultos, 65 terminaram 6.º, 9.º ou 12.º ano no âmbito de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; 45 concluíram o nível secundário através de um curso de Educação e Formação de Adultos e 14 terminaram através das vias de conclusão do nível secundário de educação.

De acordo com a mesma fonte, os Centros Qualifica visam contribuir para o reforço da qualificação escolar e/ou profissional e mobilizar os cidadãos para a aprendizagem ao longo da vida, contribuindo, deste modo, para a sua empregabilidade.

Os centros qualifica têm como destinatários os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho, nomeadamente, adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e  reconhecimento de competências. Destinam-se, também, aos jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou formação e não estejam inseridos no mercado de trabalho (Jovens NEET).

Em 2019, cerca de 580 pessoas procuraram o Centro Qualifica da Escola Secundária de Lousada, tendo os  formandos sido orientadas e encaminhadas para diferentes tipos de ofertas de educação e formação, tendo uns sido encaminhados para os cursos de Educação e Formação de Adultos. Outros concluíram o 12.º ano, que estava incompleto por faltar até de seis disciplinas; alguns realizaram um processo de RVCC no Centro Qualifica, tendo os restantes feito outras opções.