A Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo recebeu, esta manhã, durante as comemorações dos 15 anos do Hospital Padre Américo, em Penafiel, um donativo de 15 mil euros entregue pela Irmandade dos Clérigos, no Porto.

“A carinhotrapia é fundamental nos hospitais e é capaz de fazer a diferença”, defendeu o Padre Américo Aguiar, mostrando satisfeito pelo “bem-fazer” não estar centrado nas duas grandes metrópoles do país.

Segundo o pároco da Irmandade dos Clérigos, “o que se faz fora do Porto e Lisboa é exemplar e deve ser copiado”.

Liga de Amigos do Hospital Padre AméricoA recuperação da Torre dos Clérigos, em 2014, permitiu aumentar o retorno financeiro com a bilheteira, tendo superado expectativas. “Só em 2015 a receita da bilheteira rondou um milhão de euros”, adiantou Américo Aguiar. Por isso, a Irmandade dos Clérigos decidiu que grande fatia desta receita seria doada para fins sociais. Este ano, já entregaram cerca de 400 mil euros, referiu.

Uma das beneficiadas foi a Liga dos bombeiros Portugueses, à qual esta Irmandade promete manter um apoio anual para ajudar o fundo de socorro aos bombeiros. Para ir de encontro “aos que mais precisam” estão também a ajudar as ligas de amigos dos hospitais. O objectivo é entregar a receita de bilheteira do fim-de-semana (sexta-feira, sábado e domingo) a 12 ligas por ano.

Desta vez, o número foi redondo. Os 15 anos do Hospital Padre Américo deram à Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo um cheque de 15 mil euros.

Liga de Amigos do Hospital Padre AméricoPara o presidente da Liga, José Freire Soares, este dinheiro foi “uma surpresa agradável” e vai ser útil para os utentes mais carenciados. “Vamos fazer a gestão desses recursos em conjunto com o conselho de administração para melhorar as condições que os doentes têm”, prometeu. A Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo completa, este ano, 25 anos de existência.