No fim de semana passado realizou-se o Festival da Lampreia de Penafiel, no Cais de Entre-os-Rios. A parceria entre a Câmara Municipal de Penafiel e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) permitiu aos amantes desta iguaria aprecia-la com um bela paisagem natural de fundo.

O Festival da Lampreia tem agora continuidade no concelho de Penafiel através do programa Rota da Lampreia. Durante as próximas 4 semanas, os amantes do bom garfo vão poder degustar a lampreia à mesa, seja com arroz ou à bordalesa, nos vários restaurantes aderentes.

Cada vez mais o turismo apresenta-se como um setor de atividade com grande relevância para o nosso concelho e para a região. A crescente competitividade entre os destinos obriga à constante reinvenção e diferenciação dos territórios. Assim, torna-se necessário utilizar todos os recursos turísticos possíveis para gerar experiências que sejam únicas e memoráveis.

Através de um estudo realizado em 2015, concluiu-se que 15% dos turistas que procuram, na internet, informação sobre Penafiel, fazem-nos de forma associada ao tema da gastronomia. Nunca, como nos nossos dias, a gastronomia esteve tanto na moda!

O Município de Penafiel tem sabido aproveitar os meses de Fevereiro e Março para promover o seu território e a sua gastronomia através da lampreia.  O Festival da Lampreia e a Rota da Lampreia são iniciativas capazes de atrair pessoas a Penafiel e, assim, contribuir para a promoção do concelho enquanto destino turístico. Por outro lado, é uma oportunidade para dinamizar a economia local e, em especial, o setor da restauração.

No último fim de semana, as instalações dos restaurantes aderentes ao Festival da Lampreia foram pequenas para a afluência de pessoas verificada. Espera-se que, nos próximos tempos, os restaurantes das zonas ribeirinhas do Douro e do Tâmega permaneçam cheios e que, aqueles que cá vêm degustar a lampreia aproveitem para conhecer o nosso património.