A PSP deteve, ontem, dois estudantes, um homem de 21 anos de idade de Vila Nova de Gaia e uma mulher de 19 anos de Ermesinde, por tentarem fazer um pagamento com notas de 50 euros “aparentemente falsas”.

Segundo a PSP, depois de serem alertados para uma tentativa de pagamento com notas falsas na rua da Estação, no Porto, os agentes interceptaram os jovens num
estabelecimento comercial localizado na rua do Heroísmo, também no Porto, onde efectuavam o pagamento de uma despesa de cerca de cinco euros com uma nota de 50  euros. “Na posse das notas com o valor facial de 50 euros, veio a verificar-se que ostentavam o mesmo número de série, pelo que foram apreendidas”, explica a força de segurança.

Os detidos vão comparecer hoje junto das Autoridades Judiciárias.

A PSP alerta que tem sido registado um número significativo de ocorrências envolvendo notas falsas/contrafeitas de 50 euros. Por isso, pede cuidados redobrados de verificação e
reconhecimento da autenticidade das notas, sugerindo o seguimento das indicações do Banco de Portugal, como conferir os vários elementos de segurança existentes nas notas, comparar com uma nota que se saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças; no caso de se receber uma nota suspeita de ser falsa ou contrafeita, reter todos os dados relativos à pessoa que a entregou, assim como as circunstâncias em que a transmissão ocorreu e contactar de imediato as autoridades policiais; e em nenhuma situação tentar passar a terceiros uma nota que saiba ou suspeite ser falsa/contrafeita, o que é crime.