José Carlos Barbosa é candidato à Comissão Política do PS Paredes. O natural de Beire promete “dar continuidade à mudança” e promover o rejuvenescimento e a união no partido.

O candidato, militante do PS desde 2008, antecipa um trabalho de quatro anos, tendo como objectivo criar “estruturas que permitam ao partido ganhar todas as juntas nas autárquicas de 2021”.

Ao que tudo indica, José Carlos Barbosa lidera uma candidatura de consenso e não haverá mais candidatos. “Consegui reunir grandes apoios, fruto do reconhecimento do meu trabalho ao longo dos últimos 12 anos. Sou a pessoa que gera mais consensos dentro do partido”, salienta.

Entre os apoiantes da sua candidatura estão José Batista Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Paredes e actual presidente da concelhia, que optou por não se recandidatar e assume ainda o papel de mandatário. Entre as dezenas de apoiantes estarão ainda o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, vários membros da assembleia municipal, presidentes de junta de freguesia, e diversos membros das assembleias de freguesia eleitos nas listas do Partido Socialista.

Segundo o candidato, os objectivos passam por continuar o bom trabalho realizado na anterior comissão política, “que culminou com a grande vitória eleitoral do passado mês de Outubro”. Quer ainda “promover a união do partido em torno de um projecto sólido, sustentado na matriz socialista”. Rejuvenescer o partido e permitir a entrada de novos protagonistas é outra das metas.

“Paredes vive hoje uma situação económica muito difícil que é consequência de 24 anos de gestão irresponsável dos executivos do PSD, sendo necessário uma comissão politica forte para acompanhar de defender as medidas políticas a implementar pelo executivo municipal”, sustenta José Carlos Barbosa, que promete ainda defender e estimular a “a pluralidade de opiniões” dentro do partido.

O socialista propõe-se ainda arrancar já com a preparação das autárquicas de 2021 criando uma comissão de acompanhamento e formação autárquica, de modo a promover o aparecimento de novos quadros partidários. “Esta comissão terá também como responsabilidade o apoio político aos presidentes de junta eleitos e a todos autarcas eleitos pelo partido nas diversas assembleias de freguesia do concelho”, refere.

José Carlos Barbosa é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e, desde 2009, exerce é responsável técnico da manutenção dos comboios Alfa Pendular na CP. Foi membro da Assembleia de Freguesia de Beire de 2005 a 2013, membro da Assembleia Municipal de Paredes de 2009 a 2013 e vereador em regime de substituição de 2013 a 2017, sendo actualmente membro da assembleia de Freguesia de Beire.

As eleições internas do PS Paredes decorrem em Janeiro.