Jornadas Médicas Maia-Valongo juntam 400 médicos de família online

Insónia, exercício físico, geriatria e sexologia clínica serão alguns dos temas a abordar

0

Cerca de quatrocentos jovens médicos de família, provenientes de centros de saúde de todo o país, reúnem-se a 20 e 21 de Maio de 2021 na 8.ª edição das Jornadas Médicas Maia-Valongo, informa nota de imprensa.

A mesma fonte explica que o evento, a decorrer em formato virtual, com transmissão a partir da Junta de Freguesia de Águas Santas, na Maia, “pretende promover um debate sobre temáticas originais e pertinentes para a prática da Medicina Geral e Familiar”.

Entre os temas em destaque estarão a insónia, o exercício físico, a geriatria e a sexologia clínica.

No caso da insónia, haverá uma mesa redonda sobre o tema que abordará desde o diagnóstico ao tratamento. A sessão contará com a presença de Pedro Morgado, Psiquiatra e investigador no Hospital de Braga, a quem foi recentemente atribuído o FLAD Science Award Mental Health, o maior prémio nacional para investigação clínica na área da Saúde Mental; e Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo, autor do blog “Pediatria para Todos”. Um outro painel abordará o exercício físico, para “sensibilizar os jovens médicos de família para a prescrição adaptada de actividade física e intervenção breve junto dos utentes”. Pedro Carvalho, nutricionista e cronista do jornal Público, integrará o painel de oradores, abordando o papel da alimentação e dos suplementos, a propósito do lançamento do seu mais recente livro, “Os Novos Mitos que Comemos”, indica nota de imprensa.

Haverá ainda palestras nas áreas da geriatria e sexologia clínica e “momentos de partilha dedicados à apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos participantes”.

Vai decorrer também uma tertúlia nocturna, moderada pela jornalista Maria Abrantes, do Porto Canal, intitulada “Para Além da Medicina”, na qual estarão presentes várias personalidades que desenvolvem actividade em paralelo com a carreira de Médicos de Família, desde o humorista e músico Carlos Vidal, a Pedro Figueiredo, baterista da banda “Os Quatro e Meia”, e a Ana Paula Cruz (mais conhecida por Lokas Cruz), médica humanitária tornada activista pelos direitos humanos.

Estas jornadas são um evento organizado por jovens médicos de família. Este evento tem o apoio científico da Ordem dos Médicos e o apoio institucional das autarquias da Maia e de Valongo, ACeS Maia-Valongo, Junta de Freguesia de Águas Santas, LACES Maia e Sindicato Independente dos Médicos.