Hugo Magalhães (em baixo, à direita)

A vida de Hugo Magalhães mudou quando lhe foi diagnosticada esclerose múltipla progressiva em 2010. Primeiro escondia-se, assume, mas agora está a readaptar-se à vida.

O bombeiro, natural de Lodares, Lousada, tem hoje 39 anos. Esta segunda-feira foi organizada mais uma iniciativa solidária para ajudar a sua família. No jantar, realizado nas instalações da Associação Empresarial do Porto, que contou com várias personalidades da região e que juntou 60 pessoas, foram angariados dois mil euros, também fruto do leilão de vários objectos, entre eles, as camisolas autografadas do FC Porto, Benfica, Moreirense, Aves e Leixões.

A iniciativa foi organizada pelo Trail das Fardas de Gondomar, com o apoio de várias instituições como o clube Juventude Pacense e a Escola de Formação Workit. “É muito bom sentir este calor humano, é sempre reconfortante”, explica Hugo Magalhães, citado em nota de imprensa.

O lousadense, que fez parte do corpo de bombeiros de Gondomar e integrou as forças especiais de combate inicial aos fogos florestais, conta como a sua vida mudou. “Foi no dia 4 de Dezembro. Já tinha sentido alguns sintomas, mas o surto aconteceu quando trabalhava como operador de telecomunicações. Fui ao hospital e depois confirmaram a doença”, recorda.

Mesmo com a evolução da doença, Hugo Magalhães não desistiu de lutar, mas assume que passou por fases complicadas. “Quando soube da doença, tinha vergonha de falar com os meus amigos, mas agora converso com eles e já estou a readaptar-me à vida. Até brinco com isto. Como tinha 31 anos quando a doença foi diagnosticada, costumo dizer ‘mas que 31?’”, refere, realçando o papel da mulher e dos dois filhos de seis e três anos: “são o meu suporte e a minha energia”.

Hugo Magalhães não esquece que, em breve, graças a outra acção solidária, terá uma casa adaptada. “O Trail das Fardas conseguiu arranjar forma de construir uma casa com rés-do-chão e todas as condições de mobilidade para eu poder ter uma vida normal. Neste momento moro com os meus sogros e tem muitos degraus. É complicado para mim”, explica. Recorde-se que também a Câmara Municipal de Lousada já se juntou à causa e isentou os licenciamentos de construção da habitação que vai nascer no concelho, num terreno doado pelo sogro.

Nesta iniciativa solidária, diz nota de imprensa, estiveram, entre outros, os presidentes da junta de Freguesia de Lodares, Armando Moreira, e Seroa, Rui Barbosa, os vereadores da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, Joaquim Pinto e Célia Carneiro, o presidente do Juventude Pacense, Pinto de Almeida, e o presidente dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Zeferino Barbosa.