A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio que deflagrou na ala de psiquiatria do hospital Padre Américo, em Penafiel.

“Informamos que, por despacho de 27 de dezembro [quarta-feira], do Inspetor-Geral, foi instaurado um processo de inquérito para apuramento dos factos relacionados com a ocorrência do incêndio que deflagrou na manhã do passado dia 26 de dezembro [terça-feira] na ala de psiquiatria do Hospital Padre Américo, em Penafiel, integrado no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E.”, explica aquele organismo, em comunicado.

Recorde-se que, o incêndio deflagrou na terça-feira, cerca das 8h00, na ala psiquiátrica do hospital Padre Américo, tendo causado três feridos, onde se incluem dois funcionários e um utente e dois funcionários, e mobilizou mais de 30 operacionais. A Polícia Judiciária também foi chamada ao local.

Entretanto, através da rede social Facebook, o CHTS revelou que os danos nas instalações e equipamentos eram elevados, tornando “inoperacional, durante os próximos dias/semanas, aquele serviço” do hospital.

Os 27 doentes daquela unidade já estão acomodados no hospital Senhor do Bonfim, do grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde.