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A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou à Tecnofisil e ao laboratório de Edgar Cardoso, os estudos de viabilidade técnica e ambiental de uma nova linha ferroviária do Vale do Sousa, , por 357,8 mil euros.

Segundo informação publicada no portal de contratação pública base, o contrato já foi celebrado, por 357 755 euros, e terá um prazo de execução de 285 dias, ou seja, até final de novembro.

A realização dos estudos foi adjudicada ao consórcio da Tecnofisil – Consultores de Engenharia e ao Prof. Edgar Cardoso – Engenharia, Laboratório de Estruturas, após um concurso público lançado em julho do ano passado.

Em causa está um projeto de uma nova linha ferroviária entre Valongo e Felgueiras, e que inclui passagem nos municípios de Paredes, Paços de Ferreira e Lousada.

A linha ferroviária do Vale do Sousa, reclamada pelos cinco municípios, está incluída no Programa Nacional de Investimentos 2030.

Um estudo prévio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, divulgado em 2021, concluiu que a ligação ferroviária entre Valongo (Linha do Douro) e Felgueiras gerará resultados positivos de quatro milhões de euros por ano.

Estima-se que a infraestrutura seria integrada no serviço suburbano do Porto da CP, que ganharia cerca de sete milhões de passageiros por ano, apontando-se a duas ligações por cada hora de ponta a partir de Felgueiras e uma a partir do Porto.

A Linha do Vale do Sousa deverá ligar Valongo (a partir da Linha do Douro) e Felgueiras, numa extensão de 38 quilómetros, com passagem por Paredes, Paços de Ferreira e Lousada. Será depois possível uma extensão a Amarante e, a partir daí, o fecho do anel com a Linha do Douro, mediante a reactivação da Linha do Tâmega, entre Amarante e a Livração, encerrada em Março de 2009.

O investimento previsto é de 181 milhões de euros, acrescidos de 27 milhões para o material circulante.

De acordo com um estudo prévio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, divulgado em 2021, concluiu que a ligação ferroviária poderá gerar resultados positivos de quatro milhões de euros por ano. O serviço seria integrado nos Suburbanos do Porto da CP, que assim ganharia cerca de sete milhões de passageiros por ano.

A construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030).