Foto: Sérgio Ferreira

Um incêndio destruiu, este domingo, um prédio em Penafiel, na Praça Escritaria, perto do Sameiro. Quatro pessoas ficaram desalojadas, mas não houve feridos.

Eram cerca de 18h30 quando foi pedida a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel. Mas as chamas propagaram-se rapidamente e os dois andares superiores do edifício ficaram destruídos. “O combate ao incêndio não foi muito fácil devido ao vento forte que se fazia sentir”, explicou o comandante da corporação penafidelense, António Rodrigues. No rés-do-chão, o estabelecimento Francesinhas Royal foi evacuado e ficou também muito danificado, sobretudo pela água.

No local estiveram 39 elementos dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Entre-os-Rios, Paço de Sousa e ainda Baltar e Cete, apoiados por 13 viaturas.

O incêndio foi dado como extinto por volta das 23h00. Alguns elementos dos bombeiros ficaram ainda no local por prevenção. “Havia o risco de queda e tivemos que aluir as chapas das águas furtadas para evitar que houvesse novos problemas”, sustentou António Rodrigues. As causas do incêndio são ainda desconhecidas.

Os quatro moradores do prédio ficaram desalojados. No mesmo dia, o responsável da Protecção Civil da autarquia tinha prometido o apoio da Acção Social da Câmara Municipal de Penafiel. A família foi na segunda-feira realojada na habitação de emergência da Câmara Municipal de Penafiel.

A comunidade penafidelense está também a unir-se para ajudar esta família. Os Escuteiros de Penafiel já estão a ajudar na recolha de roupa e calçado, que pode ser entregue no Recreatório, em frente à Igreja Matriz, ou nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Penafiel. Na rede social Facebook foi ainda disponibilizado o número da conta bancária da família para quem quiser fazer donativos em dinheiro.

 

Texto actualizado a 30 de Dezembro com informações sobre o realojamento e a campanha de solidariedade em curso.