Foto: Verdadeiro Olhar

Para corresponder ao desafio lançado pelo Governo de poupança energética nesta época natalícia, a Câmara de Valongo vai ligar a iluminação de Natal menos dias e menos horas, adiantou José Manuel Ribeiro durante a reunião de executivo desta quinta-feira.

A medida, estimam as contas feitas, vai permitir “uma redução de 52,73% do consumo de energia em relação ao ano passado”, sustentou o presidente da Câmara. Haverá uma “redução considerável” do número de dias e de horas em que as iluminações, entre elas a árvore “gigante” em Ermesinde, estarão ligadas, sendo que as luzes se ligam a 25 de Novembro.

Informação entretanto revelada pelo município, diz que “a iluminação será reduzida no número de horas diárias (menos duas do que em 2021) e será ligada durante 45 dias, de 25 de Novembro a 8 de Janeiro, (menos 23 dias em relação ao ano anterior)”. “Assim, no total, a iluminação natalícia permanecerá ligada 225 horas (menos 251 horas, em relação ao ano anterior). De salientar que sempre foi utilizada tecnologia LED de baixo consumo”, explica a Câmara.

“Em face da crise energética há uma preocupação social que vai ter reflexo claro nas iluminações de Natal, as pessoas estão atentas. Mas não acredito no que diz”, afirmou Miguel Santos, pelo PSD, em reunião de executivo. Aludindo à polémica sobre os custos da árvore e bola “gigantes” instaladas em Ermesinde e Valongo, respectivamente, o vereador requereu um documento que permita “verificar o consumo de energia da árvore mais cara do país e quiçá da bola mais cara, no ano passado”, assim como a projecção do consumo de energia para esta época natalícia.

“Vamos fazer chegar os cálculos que os serviços fizeram”, disse o edil, reiterando: “A proposta feita permite poupar neste Natal, mantendo tudo ligado, com menos horas diárias, menos dias de iluminação e menos horas de iluminação, 52,73% do consumo de energia”.

* Notícia actualizada às 18h40 com novos dados sobre o número de dias e horas em que a iluminação estará ligada