A Igreja Matriz de Vila Cova de Carros, em Paredes, recebe, sábado, às 19h00, um concerto do trio instrumental de Pedro de Castro, um mestre da guitarra portuguesa.

O concerto pretende enfatizar “a guitarra portuguesa no fado” e insere-se no Sons no Património, um festival que decorre na Área Metropolitana do Porto (AMP), de 3 até dia 11 de Setembro, percorrendo vários municípios.

Pedro de Castro Trio é um dos grupos instrumentais de “maior destaque na música instrumental fadista da actualidade”, avança a organização, sublinhando a “mestria” do guitarrista.

Do trio fazem parte André Ramos, na viola de fado, e Diogo Esparteiro, na viola-baixo, que se apresentam em Paredes com “um repertório tradicional com uma visão própria”, onde se incluem “composições originais, que são um vislumbre do papel da guitarra no futuro do fado, indo ao encontro das suas raízes”. 

O Festival Sons no Património contabiliza a quarta edição e “integra o roteiro de atividades promovido pela AMP, no âmbito do projeto MATER17, e que engloba “um conjunto de atividades que visam a aproximação das comunidades ao património, material e imaterial, das autarquias, como visitas orientadas, jogos tradicionais e projeção de documentários”, conclui a organização.