Há 80 instituições de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo a quem pode “doar” 0,5% do IRS

A consignação não tem custos para o contribuinte. Em vez de ir para o Estado vai para uma instituição de solidariedade social, de beneficência, de assistência humanitária ou com fins religiosos

0

Há no país 4034 associações, fundações, grupos culturais e recreativos, bombeiros, santas casas, centros e obras sociais, entre outros, candidatos a receber uma fatia do IRS dos contribuintes. Da região, nomeadamente de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo, são 80 as instituições a quem pode consignar 0,5% do IRS.

A lista de entidades divulgada pelo Portal das Finanças tem crescido de ano para ano.

A doação de 0,5% do IRS não tem custos para o contribuinte. Esta percentagem, que iria para o Estado, para a ser encaminhada para uma instituição de solidariedade social, de beneficência ou de assistência humanitária.

O contribuinte também pode doar o benefício fiscal do IVA que arrecadou com as facturas de restaurantes, mecânicos, cabeleireiros e alojamento, com número de identificação fiscal. Nesse caso há perda para o contribuinte que deixa de poder deduzir o valor dessas facturas no IRS.

Infografia: Verdadeiro Olhar