Nem só de trabalho vive o homem, e evidentemente que o desporto Rei, é uma forma das pessoas não só ocuparem os seus tempos livres, que, cada vez são menos, como também extravasarem as suas emoções, aplaudindo e sentindo os clubes do coração e da terra.

Digo isto, porque cada vez mais, sente-se e vive-se de forma mais apaixonada os clubes das nossas terras de origem, ao invés dos clubes do coração.

E é neste particular que me irei focar, enaltecendo dois clubes que (com escalas completamente diferentes) estão a dar e esperemos continuem a dar alegrias à massa adepta.

Refiro-me ao nosso principal embaixador, o nosso FC Penafiel, que está num bom momento de forma e à espera da tão desejada subida ao escalão maior do Futebol Nacional.

Depois de em 2014 termos acedido à primeira liga, o sonho de regressar começa a ganhar forma, e a vitória clara e contundente diante do Santa Clara, em pleno estádio municipal 25 de abril, acalentou e de que maneira esse sonho.

O Futebol sempre foi uma grande paixão dos Penafidelenses, o que justifica que sejamos ao nível da região, dos concelhos com mais clubes de futebol, mormente no Futebol Amador, o que envolve centenas de famílias, que directa ou indirectamente se associam.

Este fim-de-semana, tivemos também uma grande alegria com os Juniores do Futebol Clube de Paço de Sousa, que venceram o campeonato distrital, 2ª divisão, série 8, da AFP.

No âmbito de uma parceria que aquela agremiação desportiva fez há alguns anos, com uma escola formação, permitiu ultrapassar os constrangimentos que o clube vem passando, e os resultados estarem a aparecer são claramente motivo de orgulho e de satisfação para toda a comunidade.

Aquele, que é um dos clubes mais antigos do concelho, com larga e reconhecida tradição, que formou atletas de grande qualidade, que ainda hoje levam o nome de Paço de Sousa e Penafiel, a vários e importantes pontos e clubes da Europa, está de parabéns por esta vitória, que todos esperamos, alimentem outras no futuro.

E o Futebol é isto mesmo.

É paixão, é o pulsar das comunidades que deliram ao ver os clubes do coração e das suas origens a triunfar.

Cabe,a todos aqueles que directa ou indirectamente estão associados ao mundo do Futebol, tirar o melhor que este nos pode proporcionar.

Sem perder o norte, e sem megalomanias, ajudar a potenciar a prática desportiva, nomeadamente ao nível da formação, apostar na melhoria das condições e espaços físicos das coletividades deve ser prioridade máxima.

Comparativamente a outros concelhos, chegou a hora de Penafiel, apostar nomeadamente na construção de melhores equipamentos, melhorar os existentes, a colocação de pisos sintéticos é igualmente vital, para que tenhamos em Penafiel, desporto em quantidade e, essencialmente de qualidade, com segurança para quem pratica e para os que assistem!