O Estádio do Calvário, em Valongo, terá relvado sintético até setembro, a tempo da formação da UD Valonguense iniciar a nova época.

O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Valongo que, em março havia interditado o Estádio Municipal por falta de segurança.

O município e a União Desportiva Valonguense já firmaram o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo, no valor de 324 mil euros, uma verba que servirá para a colocação do novo piso, ficando assim, “garantidos os treinos de todos os atletas do clube, sobretudo das camadas de formação que agregam cerca de 300 atletas”, sublinha a autarquia.

Recorde-se que em março, por motivos de segurança, a autarquia interditou o Estádio Municipal de Valongo, onde treinavam os escalões de formação. Na altura, houve o comprimisso de encontrar espaços alternativos para as crianças e os jovens atletas continuarem a sua atividade desportiva.

Assim, logo após a interdição do Estádio Municipal de Valongo, a autarquia disponibilizou uma solução provisória para as crianças da UD Valonguense, que passaram a treinar em relvados sintéticos situados na escola António Ferreira Gomes, em Ermesinde, e que foram alugados para não comprometer a formação das camadas jovens na época desportiva que findou.

“Tal como nos comprometemos quando tomamos a decisão de interditar o estádio por motivos de segurança, encontramos rapidamente uma solução para manter os treinos das crianças em Valongo”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que visitou as obras acompanhado pelo restante executivo e pela direção do clube.

Prevê-se que os trabalhos de colocação do relvado sintético no Estádio do Calvário estejam concluídos em finais de agosto, princípios de setembro para que o equipamento desportivo passe a ser utilizado em pleno na próxima época desportiva.