Foto: DR

O Festival Inventa vai estender-se até Dezembro, com uma programação cultural que engloba literatura, teatro e música, gratuita e para toda a família, e que vai percorrer 14 concelhos do Douro, Tâmega e Sousa.

A meta do Inventa, que arrancou em 2021, é provocar a população e turistas “privilegiando a realização de actividades culturais e artísticas em espaços naturais, paisagísticos e patrimoniais da região”.

Segundo a organização, este novo ciclo itinerante de programação, que agora se estende até Dezembro, assenta numa polivalência de eventos: Em cena para a família (ciclo de teatro para famílias) até 11 de Junho; Escrita guiada (ciclo de visitas guiadas ficcionadas) de 28 de Maio a 22 de Outubro; Música em cena (ciclo de música cantada em português) de 28 de Maio até 3 de Julho; Escrita d’aqui (exposição literária itinerante) de 1 de Junho a 30 de Dezembro; Escrita em cena (ciclo de teatro de autores regionais) de 16 de Setembro a 9 de Outubro e, por fim, a festa de encerramento a 29 de Outubro, com Lena d’Água, no Centro Cultural Emergente no Marco de Canaveses.

Este fim-de-semana arranca o ciclo de visitas guiadas ficcionadas – Escrita guiada – que vai levar o público a visitas históricas a locais classificados do património cultural do Douro, Tâmega e Sousa, mas que incluem também a componente artística da performance teatral, inspirada na história literária de cada um dos 12 municípios da região. A primeira é em Penafiel, sendo as visitas gratuitas, mas limitadas ao número de participantes, mediante inscrição prévia. A deslocação entre os pontos do itinerário será assegurada em autocarro, com partida e término nos centros urbanos dos municípios. Assim, no dia 28, pelas 16h00, a partida é no Parque da Feira, com passagem pela Estalagem Bolinhos de Amor (c/ degustação), pela Praça Municipal e Recreatório Penafidelense.

Também a 28 de Maio começa o Música em cena, que promove a exaltação da língua portuguesa na música produzida em Portugal com uma selecção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical nacional. “Trata-se de uma celebração dos cantautores, poetas e escritores musicais e conta com nomes como Afonso Cabral, JP Simões, Jasmim, Jónatas Pires, B Fachada, Teresinha Landeiro, Benjamim, Joana Espadinha, Mila Dores, Pedro de Tróia, Samuel Úria e Esteves”, refere a organização.

Afonso Cabral será o músico responsável pela abertura do ciclo de Música em cena, no Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, pelas 18h00. A entrada é livre.