Mais um fim de semana se passou em que a agenda de Lousada esteve muito ocupada…

Para muitos será, certamente, puro frenesim porque as eleições autárquicas estão à porta! Para outros, esses mais atentos, perceberão que se trata de uma aposta clara no desenvolvimento cultural da população lousadense!

Neste sentido, apresento alguns dos momentos de promoção da cultura e da cidadania, que, para alguns, serão certamente mais umas festinhas:

– no dia 9, no âmbito do Festival Vila, oito bares do concelho participaram numa atividade que visou promover o evento. Cada um destes diferentes espaços transformou-se num palco de música, dança e muita animação. São parceiros do Festival Vila os bares Park Coffee Lounge, que contou com a atuação de Vanessa Martins (ex-concorrente Ídolos e The Voice), a Dancetaria Bamboleo, onde atuou a Mónica Sintra, e o Haven Caffe com Luís Vieira ao vivo. O Sunny Side Bar também fez parte do projeto com a atuação de João Nuno Teixeira, bem como o Praça Pública, onde atuou Liliana Filipa. No Adeskabir foram as Batuqueiras da Cidade Velha, de Cabo Verde, que animaram a noite, enquanto no Will’s Rock Club apresentaram-se os TwiggySkirt live. O Bar da Cultura associou-se ao evento, com a atuação do 4:20 Jazz Trio.

– no sábado, Dia de Portugal, realizou-se a iniciativa Pequenos Deputados Grandes Ideias, tendo como protagonistas os alunos do 4.º ano das Escolas Básicas do concelho. Assim, cada escola do 1.º ciclo selecionou um aluno do 4.º ano como representante de todos os colegas da turma, tendo recolhido as ideias e preocupações dos colegas. Depois, em assembleia, foram discutidos os problemas do concelho que mais preocupam os mais novos. Esta iniciativa visa promover a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política e dá a conhecer a sala onde se realizam as sessões da Assembleia Municipal.

– celebrou-se também, no dia 10, o Dia Municipal da Criança. O cartaz foi muito diverso e atraiu centenas de crianças. De manhã, nas Piscinas Municipais, realizaram-se atividades de natação, polo aquático, basquetebol aquático e escorrega. De tarde, as atividades foram diversificadas e muito animadas: as crianças tiveram a oportunidade de participar em ateliês diversos, desde música, atividade física e desportiva, expressão dramática, e, claro!, os insufláveis garantiram diversão para todos. No final da tarde, as crianças e jovens do Conservatório de Música do Vale do Sousa apresentaram o Musical Frozen e houve a atuação da Classe de Ballet da Academia Contradanças.

Foram vários os parceiros do Município de Lousada que se envolveram no desenvolvimento desta iniciativa, tendo assumido o Conservatório de Música do Vale do Sousa um papel fundamental na promoção da música, pois as crianças puderam experimentar diversos instrumentos.

Foi ainda possível ouvir o grupo Lousadad’Arrufar e as Batuqueiras da Cidade Velha de Cabo Verde.

Foi uma tarde repleta de diversão, mas também de promoção da cultura e do desporto.

– celebrando 2017 como o ano do Ambiente e Biodiversidade, o Município de Lousada, a Living Place – Animação Turística e a Associação Bioliving, nos dias 10 e 11, realizaram também o BioFest Lousada. No dia 10, de manhã, houve oficinas de educação ambiental nos Parques do Amial, Vilar, Casais, Sousela e no Parque Urbano. De tarde, realizou-se uma conferência e o Mercado Verde no Parque Urbano. A noite foi dedicada ao teatro, nos quatro parques do concelho, e à música, no Parque Urbano, com os Be-Dom – The Beat Bang. No dia 11, no Parque Urbano não faltou animação e oficinas de educação ambiental.

E assim se viveu mais um fim de semana, em que se apostou no desporto, na música, no teatro, na dança, na educação ambiental e na promoção da cidadania… Sem esquecer que os movimentos inerentes a estas incitativas são fatores de desenvolvimento económico e social.

No entanto, haverá sempre quem não participe e, à distância, classifique estas iniciativas como sendo mais umas “festas e festinhas”, apresentando opiniões pouco fundamentadas! Mas, certamente que esses serão uma minoria…

É fantástico viver num concelho, em que para se ter acesso à cultura não precisamos de nos deslocar às cidades vizinhas ou ao Porto, pois o Município promove diversas iniciativas que traz a cultura a Lousada e a torna acessível a todos, sem exceção. É este o verdadeiro caminho para uma sociedade mais igualitária…