Entre 14 e 18 de Junho, a cidade de Penafiel recebe as seculares Festas da Cidade e do Concelho, o Corpo de Deus, onde se mistura o sagrado e o profano.

No dia 14, a partir das 10h30, terá lugar pelas ruas da cidade o tradicional Cortejo do Carneirinho, com a participação das crianças de várias escolas do concelho.

No mesmo dia, às 21h30, irá decorrer a Cavalhada, um cortejo anunciado por bombos e pela Bicha Serpe, seguindo-se a apresentação dos seis bailes – Ferreiros, Pedreiros, Pauzinhos, Pretos, Floreiras e Turcos, que actuam nos paços do concelho.

“Os Bailes têm como objectivo preservar a tradição das antigas ‘danças e invenções’ que, antigamente, constituíam a importante obrigação das corporações de ofícios. Recorde-se que, a tradição dos Bailes do Corpo de Deus esteve quase extinta durante o século XX, e foi recuperada a partir de 2008, com o empenho do município de Penafiel em estreita articulação com a comunidade local”, refere nota de imprensa da autarquia.

No dia, 14, às 24h00, há ainda concerto d’ “Os Azeitonas”, no Campo da Feira.

No dia seguinte, Dia do Corpo de Deus, às 11h30, terá lugar a missa solene, na Igreja Matriz. Durante a tarde irão decorrer, em vários pontos da cidade, concertos de Bandas Musicais do concelho, com as actuações da Banda Musical de Rio de Moinhos, Lagares e Paço de Sousa. O ponto alto da cerimónia vai acontecer às 17h30, com a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, que sairá da Igreja Matriz em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, conhecido como Igreja do Sameiro.

No dia 16, às 21h45, vão subir ao palco do Largo da Ajuda, o Grupo de Guitarras de Penafiel.

As festividades terminam no dia 18, às 14h00, com o X Encontro Etnográfico de Penafiel, no Campo da Feira, e com o concerto, às 22h00, da Banda Musical de Rio Mau, com “Pride Rock – Hakuna Cantata”, no Largo da Ajuda.