Foto: Colégio Casa-Mãe

Mário Gil Mesquita, João Pedro Ribeiro, Pedro Arnaldo Magalhães e Guilherme Loureiro, alunos do 12.º ano do Colégio Casa-Mãe, em Paredes, foram os vencedores de um concurso europeu de Química – “Chemistry Rediscovered – Playing with chemical reactions” – promovido pelo European Chemical Sciences.

O vídeo dos jovens, que explica como transformar óleo alimentar usado em biodiesel, designado “Pimp my biodiesel”, foi considerado o melhor entre os 15 a concurso, de oito países diferentes. A experiência dos alunos paredenses já tinha sido premiada a nível nacional, no concurso ChemRus, da Sociedade Portuguesa de Química.

Segundo a professora Maria João Póvoas, que tutelou o projecto, estes desafios motivam a aprendizagem e despertam a consciência ambiental nos mais jovens.

 

Estiveram em competição com outros 14 vídeos de oito países

Este é o primeiro ano que o Colégio Casa-Mãe lecciona a disciplina de Química, de carácter opcional. Por isso, Maria João Póvoas explica que lançou o desafio aos alunos para participarem no concurso nacional ChemRus, para alunos até ao 12.º ano, que visa premiar a elaboração de um vídeo de uma experiência química.

Os jovens dedicaram-se então a pesquisar e a desenvolver o protocolo que mostra como transformar óleo de cozinha (da cozinha da escola e das próprias casas) em biodiesel. Depois de a docente aprovar o protocolo os alunos passaram à prática em laboratório e elaboraram um vídeo com cerca de três minutos que explica todo o processo.

“Embora sejam considerados resíduos não perigosos, os óleos lançados nas redes de drenagem de águas residuais obstruem os filtros de gordura existentes nas ETAR, impedindo o seu bom funcionamento. Do mesmo modo, outros problemas de poluição advêm do lançamento destes compostos para o meio ambiente. Em Portugal, apenas 3.000 das 125.000 toneladas de óleos alimentares produzidas são tratadas e reutilizadas”, explica o projecto dos alunos de Paredes.

O vídeo elaborado venceu o ChemRus 2017, valendo aos alunos prémios de participação e ainda um cabaz de material de laboratório para a escola, e ficou apurado para representar o país na primeira edição do concurso europeu “Chemistry Rediscovered – Playing with chemical reactions”.

O projecto foi considerado o melhor entre os 15 vídeos de oito países. Os alunos ganharam uma viagem gratuita de três dias a Londres.

“São alunos curiosos e com vontade de saber e o facto de serem eles a desenvolver todo o trabalho torna-o motivador”, diz a professora Maria João Póvoas. Além da aprendizagem ao nível da Química, este projecto continua também a despertar os alunos do Colégio, que já é uma Eco-Escola, para a luta pela preservação do ambiente.

Veja o vídeo vencedor.