A Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, e o Sporting Clube de Campo oficializaram, esta quarta-feira à noite, a municipalização do Campo de Jogos da freguesia. Na cerimónia de escritura pública de doação do campo de jogos à Câmara Municipal de Valongo, a autarquia entregou também a Medalha de Valor Desportivo do Município ao Sporting Clube de Campo.

Perante um Centro Cultural de Campo cheio, o presidente da Câmara Municipal de Valongo comprometeu-se a colocar um relvado sintético no campo de jogos assim que termine a época desportiva que está a decorrer, à semelhança do que prometeu no Estádio de Sonhos em Ermesinde. José Manuel Ribeiro recordou que no concelho havia a necessidade de resolver os problemas nos equipamentos desportivos de futebol, considerando, por isso, a municipalização do estádio de Campo “um momento histórico”.

Um equipamento público para futebol por cada freguesia

Valongo, sublinhou, após esta doação e durante o ano de 2017 “passará a dispor de um equipamento público para a prática do futebol com relvado sintético em cada uma das suas cinco freguesias quando em 2013 havia um único”. “E isso deixa-me orgulhoso”, disse, sublinhando que agora o Sporting Clube de Campo poderá dedicar-se a formar jovens. José Manuel Ribeiro destacou ainda o “impacto que terá no percurso de vida dos jovens do concelho e na comunidade”.

Alfredo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, que também irá gerir o espaço, destacou o “esforço da Câmara Municipal em implementar o que outros prometeram e hoje se concretizou”, acrescentando que agora o “no concelho há mais condições para a prática do desporto”. “Campo não ficará atrás e terá o seu sintético”, sublinhou.

Também para Paulo Rodrigues, presidente do Sporting Clube de Campo, foi um ´”dia histórico”, considerando os dois actos, doação e medalha de valor desportivo, de “extrema importância” para o clube e para a freguesia. Para o dirigente esta é a oportunidade para se fazerem as obras de melhoria que são necessárias no estádio, antevendo agora um caminho longo para o clube que deve seguir pela reestruturação, crianda novamente a secção das camadas jovens e incutir uma maior proximidade do clube à população.