Foto: Débora Soares/ Verdadeiro Olhar

São aguardadas entre 20 a 30 mil pessoas na Pista da Costilha, em Lousada, uma das passagens que integra o Rali de Portugal, competição que este ano se realiza entre 30 de Maio e 2 de Junho,  informou o vereador do Desporto, António Augusto.

Em declarações ao Verdadeiro Olhar, o autarca assumiu que o executivo acredita que a passagem do Rali de Portugal pela vila vai ser um êxito, com os milhares de fãs a terem a oportunidade de verem “in loco”, pilotos e máquinas da sua eleição, num espectáculo cheio de adrenalina e de emoções.

“As expectativas são sempre muito elevadas quer em termos competitivos, de espectáculo e da presença de muito público. Lousada vive nesses dias um ambiente especial que contagia mesmo os não aficionados. Estimamos que estejam na pista da Costilha entre duas três dezenas de milhar de pessoas”, disse.

O responsável pelo pelouro do Desporto avançou, também, que apesar do formato da prova se manter, estão em preparação algumas novidades para tornar cada passagem do Rali de Portugal por Lousada num acontecimento único

“O formato competitivo será semelhante, contudo estão em preparação algumas novidades para tornar cada passagem do Rali de Portugal por Lousada num acontecimento único. No passado já foi introduzido um salto, criadas condições de gratuitidade para os alunos do ensino secundário do concelho e fogo-de-artifício que muito valorizaram o espectáculo e que tornaram alguns momentos verdadeiramente empolgantes. ACP, CAL e município estão a trabalhar para que este ano não seja excepção”, afirmou.

António Augusto declarou, também, não estar preocupado pelo Facto da organização do Rali de Portugal ter optado por regressar à região Centro do país. .

“A Costilha é um lugar mítico, tem-se enchido de público independente de termos mais ou menos classificativas nas proximidades. Os verdadeiros aficionados fazem centenas de quilómetros para seguir os pilotos”, avançou.

Questionado sobre o impacto mediático e financeiro da passagem desta competição por Lousada, o vereador reconheceu que os seus efeitos são directos e mais visíveis na restauração e na hotelaria.

“Lousada enche-se de visitantes e muitos deles fazem por cá as suas refeições e alguns ficam alojados. Aliás o desporto automóvel e o desporto em geral têm um impacto muito positivo na restauração e hotelaria de Lousada. Em termos indirectos a associação de Lousada a um grande acontecimento com projecção mundial beneficia outros sectores”, afiançou.