O tema “Cibersegurança: Como podem as Micro e Pequenas e Médias Empresas reduzir o risco e combater as ameaças?” vai estar em destaque, esta quarta-feira, na Casa da Cultura, numa conferência organizada pelo município de Paredes.

A iniciativa conta com a participação de dois prestigiados especialistas na temática da cibernética, António Alberto Pinto e João Paulo Magalhães, que falarão sobre cibersegurança, um fenómeno verdadeiramente global e do qual as organizações precisam de ter conhecimento para antecipar ataques e agir correctamente quando estes acontecem.

A iniciativa tem como propósito abordar os possíveis riscos de segurança, ameaças potenciais, para as pequenas e médias empresas num mundo cada vez mais global.

O primeiro tema em debate será “Uma resenha de ataques e outros casos de Cibersegurança” pelo empresário e docente António Pinto, doutorado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto e Professor Auxiliar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto. Os seus interesses de investigação incluem sistemas de gestão de segurança de informação, segurança de sistemas e redes, privacidade e análise forense digital.

António Pinto organizou vários simpósios em conferências internacionais em segurança e blockchain, publicou múltiplos artigos científicos em conferências e revistas internacionais e participou em vários projectos de investigação internacionais, incluindo projectos de investigação Europeus. Conta ainda com as certificações ISO 27001 Lead Implementer e 27001 Lead Auditor.

O tema “Como lidar com os ataques e a fraude cibernética” será apresentado por João Paulo Magalhães, doutorado pela Universidade de Coimbra. João Paulo é docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto e o coordenador da licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores. João Paulo Ferreira de Magalhães possui um doutoramento na área dos sistemas confiáveis e segurança. Mantém uma ligação próxima com a indústria, tendo sido co-fundador e CTO da Globinnova Cyber Intelligence (Análise de Malware, Vigilância Digital, Big Data Security) e Director de Produto de Segurança na Claranet Portugal. No passado, João Paulo Magalhães foi coordenador da equipa de sistemas UNIX na SONAE S.A.

As intervenções de abertura estarão a cargo do vereador das Actividades Económicas, Elias Barros, do presidente da ASEP, Pereira Leite, e do presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida.