O Posto de Turismo no Parque Urbano de Paços de Ferreira vai acolher, entre 7 de Novembro e 6 de Janeiro uma Exposição de Esculturas de Madeira de Acácio Brito. A inauguração é na segunda-feira às 15h30.

“Acácio Brito desde sempre esteve familiarizado com a madeira e os lavores a ela associados. Marceneiro de profissão, desenvolveu capacidades técnicas, agilidade e sensibilidade para o que da madeira se pode extrair”, refere a Câmara Municipal. A mesma fonte adianta que o artesanato entrou na vida de Acácio nos seus tempos de militar, sendo que nessa altura “preenchia as horas vazias com a arte de construir pequenas peças decorativas”. Terminado o serviço militar, a folga de tempo para o artesanato mostrou-se escassa, tendo por isso colocado a arte de parte. Agora que está reformado, é hora de deixar “fluir a imaginação, explorar o engenho e o conhecimento de uma vida em contacto com a madeira e dedicar-se àquilo que realmente o satisfaz – a produção de artesanato”.

Elabora desde peças que fazem a representação de figuras religiosas, a outras inspiradas em temas da actualidade. “A versatilidade das suas peças traduz as suas vivências, as pessoas com que se cruza, os lugares que visita ou até mesmo a essência contida nos pedaços de madeira que encontra na natureza e que vai desgastando ao sabor da imaginação e da orgânica a que o material pode levar”, diz nota do município.

Em Setembro de 2022, Acácio Brito conseguiu obter a sua “Carta de Unidade Produtiva Artesanal”, uma conquista que o reconhece enquanto artífice de actividades artesanais em madeira.