No âmbito do Ano Municipal da Educação, a Câmara de Lousada vai dotar as escolas de mais equipamentos e recursos. Entre as primeiras acções, está a entrega de kits de ciências e instrumentos musicais às escolas do 1.º ciclo do ensino básico, iniciativa inserida no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e financiada pelo Norte 2020. O investimento global ascende a 130 mil euros.

Para estimular as crianças na experimentação da ciência, as escolas passarão a estar dotadas de um mini laboratório, com kits para experiências nas áreas da física, química, biologia e reagentes. Também os professores titulares passa a ter a possibilidade de abordar os temas da área de Estudo do Meio, com a utilizando estes recursos, levando a uma melhor exploração dos conteúdos, descreve a autarquia em nota de imprensa.

“Experimenta Ciências” é a designação do projecto que pretende promover competências transversais para o sucesso das aprendizagens, melhorar a qualidade das aprendizagens através das abordagens diferenciadoras e inovadoras ao nível das práticas educativas e potenciar recursos pedagógicos científicos adequados à promoção da qualidade das aprendizagens. Desta forma, foram entregues kits de Natureza e Ambiente, Balança e Equilíbrios, Sons e Tons, Veículos para construir e “Conduzir”, “Fundar e Flutuar”, Calor, Luzes e Sombras, Biologia, Purificação da Água, Química, Mudanças de Estado, Reagentes, entre muitos outros. Da lista de material constam ainda mini kits de Mecânica, Acústica, Biologia e Calor, bem como microscópios monoculares e microscópios easi-scope. O investimento rondou os 75 mil euros.

Já para promover o ensino da música, foram entregues em cada uma das 25 escolas básica do 1.º ciclo um Kit Musical. “Foram adquiridos 50 conjuntos de percussão, 75 metalofones, 75 xilofones e 175 cavaquinhos, sendo a distribuição foi realizada com base no número de alunos de cada uma das escolas. Os conjuntos de percussão são compostos por guizos, castanholas, maracas, claves, triângulos, shaker, pandeiretas, soalhas, caixa chinesa e cavalinhos”, informa o município. O valor do investimento ultrapassou os 55 mil euros.

Citado em nota de imprensa, o vereador da Educação, António Augusto Silva, destaca que “o material entregue às escolas é uma mais-valia para o trabalho dos professores que, certamente, se vai repercutir nas aprendizagens das crianças em áreas tão importantes como as ciências experimentais e a música”.

“É de salientar também que o material agora entregue foi elencado em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas e o Conservatório Vale do Sousa que colabora com o Município no Ensino da Música nas Escolas do 1º ciclo”, frisa.