Os agrupamentos de escolas de Lousada, a Federação Portuguesa de Ténis, o Fomento de Ténis do Norte de Portugal e o Lousada Ténis Atlântico, assinaram um protocolo, no âmbito do programa “A minha Escola tem Ténis”, para desenvolver a prática regular e a experimentação entre os alunos.

O Centro Escolar de Boim e Escola Básica de Silvares – Boavista, do Agrupamento de Escolas Lousada Centro; o Centro Escolar de Nespereira, do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste; o Centro Escolar de Macieira, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca; e o Centro Escolar do Torno, Agrupamento de Escolas Lousada Este, passam a integrar o projecto na área da prática regular, indica nota de imprensa da Câmara de Lousada. Já no que toca à experimentação, estão abrangidas todas as escolas que integram o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

“O protocolo enquadra-se na estratégia global do fomento do ténis, que tem como finalidade o estreitamento de relações entre instituições técnicas da modalidade e escolas, mas também criar núcleos de captação de praticantes associados a uma rede de clubes para formar e motivar jovens e professores para estabelecerem uma ligação à modalidade”, refere a mesma note. A meta é introduzir o ténis no ensino pré-escolar, no 1.º e 2.º ciclo, dotando os docentes de Educação Física e Actividade Física e Desportiva com conhecimentos específicos para o ensino do ténis nestes ciclos de ensino e incentivando os clubes de ténis a trabalhar directamente com os Municípios e o Desporto Escolar.