Até domingo, Ermesinde promete encher-se de magia em mais uma edição do Festival Internacional de Ilusionismo MagicValongo.

A 28.ª edição do evento, que começou hoje, no Fórum Cultural de Ermesinde, contará com uma feira mágica, workshops, concursos, conferências e galas, sendo no final premiados os melhores mágicos.

A grande estrela do festival é Miguel Muñoz, campeão mundial de ilusionismo (FISM), na Coreia, em 2018. Mas o certame contará com outros grandes nomes e com “as figuras mais relevantes do ilusionismo mundial”, aponta António Cardinal, da organização.

Aquele que se assume como o “mais antigo festival de magia do país”, conta com mais de 50 inscritos de várias nacionalidades.

“Entendemos a importância deste evento que é único no país e o mais antigo e queremos continuar”

Na abertura do certame, esta tarde, António Cardinal salientou os “28 anos ininterruptos ao serviço do ilusionismo” em Valongo. “Mantemos o nosso compromisso com o mesmo entusiasmo, como se fosse a primeira vez e o concelho de Valongo é um indispensável parceiro”, salientou.

Segundo António Cardinal, o MagicValongo como festival internacional de ilusionismo é “caso único em Portugal”. “É muito mais que o ilusionismo espectáculo. É encontro, é debate, é escola, é modelo, é vencedor e casa de campeões. Do MagicValongo saíram já campeões que começaram aqui o seu currículo”, explica.

Em cada edição, a organização procura trazer a Valongo as figuras mais relevantes do ilusionismo mundial. Desta vez, será a vez do actual campeão mundial de ilusionismo (Coreia, 2018), Miguel Muñoz, vir pela primeira vez a Portugal. “O ilusionismo é uma arte de entretenimento em permanente mudança e nós todos os anos trazemos coisas novas, coisas diferentes, os melhores”, sustenta o organizador.

“Em Setembro, Valongo tem mais magia. Prometemos continuar e esperemos que nos continue a ajudar”, disse ao presidente da Câmara.

José Manuel Ribeiro ouviu e assumiu que o MagicValongo é uma marca importante para o concelho, tanto que sempre foi apoiada pelos vários autarcas nos últimos 28 anos. “Entendemos a importância deste evento que é único no país e o mais antigo e queremos continuar”, disse o presidente da Câmara.

Lançou ele próprio um desafio, pedindo que a edição n.º 30, que se aproxima, seja “inesquecível”. “Uma edição especial. Teremos de dar um apoio maior”, disse, desejando que os próximos dias sejam para esta comunidade do ilusionismo “dias de convívio e que aprendam uns com os outros, que partilhem”. “Sintam-se em casa. Valongo gosta da magia, do ilusionismo e de receber bem”, concluiu o autarca.

A organização do evento é da Câmara Municipal de Valongo e da Associação Cultural e Artística MagicValongo.

Publicidade