A equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou, esta terça-feira, uma acção de educação para a saúde sobre os cuidados a ter com a exposição solar.

Este grupo de enfermeiros, denominado “tarolas pediátricos”, aconselhou, por exemplo, a “beber muita água, evitar o sol entre as 12h00 e as 16h00, ter sempre um chapéu, usar sempre protector solar, no mínimo factor 30, que deve ser aplicado em casa e, depois, voltar a aplicar de duas em duas horas”, segundo divulgou a organização em comunicado.

Segundo refere a nota, o Serviço de Urgência Pediátrica, durante a época de férias de verão, recebe alguns casos de insolação, principalmente, de adolescentes que “querem ficar bronzeados muito depressa”, e, nos casos mais graves, acabam por dar origem a internamentos, explicou Isabel Gomes, uma das enfermeiras do grupo.

A insolação é causada pela exposição ao sol e ao calor intenso por períodos prolongados de tempo. Pode ocorrer na praia, mas também num passeio ao ar livre ou durante a prática desportiva.

“É importante passar esta informação aos pais e crianças, não só porque as queimaduras solares são bastante dolorosas, mas também porque o cuidado com a exposição solar é um investimento para o futuro, em termos de prevenção de cancro de pele”, concluiu a enfermeira, citada no comunicado.

No final da apresentação, os “tarolas pediátricos” distribuíram amostras de protector solar e responderam a questões sobre protecção para pele atópica e reacções alérgicas ao sol.

Este grupo realiza, uma vez por mês, uma recriação teatral no Serviço de Urgência Pediátrica sobre um tema específico e com personagens.

O principal objectivo é “transmitir informação útil, aos pais e crianças, de uma forma lúdica”.

A próxima apresentação será sobre alimentação saudável, divulgou o comunicado.