A Junta de Luzim e Vila Cova, município de Penafiel, homenageou Dom Vitorino José Pereira Soares, bispo auxiliar do Porto, que agora passa a ter uma rua com o seu nome.

A cerimónia decorreu segunda-feira, e contou com a presença de população, várias individualidades locais, assim como o presidente da autarquia, Antonino de Sousa.

Vitorino Soares nasceu a 19 de Outubro de 1960, em Luzim, Penafiel. É o mais velho de cinco irmãos (quatro rapazes e uma rapariga), um deles também padre.

Licenciou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e foi ordenado sacerdote a 14 de Julho de 1985.

Na Diocese do Porto, Vitorino Soares exerceu funções no Seminário do Bom Pastor, entre 1984 e 1987, e no Seminário Maior, entre 1989 e 1994. Foi ainda capelão militar, de 1987 a 1989, e dedicou 10 anos aos jovens, sendo director do Secretariado Diocesano da Juventude entre 1989 e 1999.

Foi pároco de Castelões de Cepeda, durante 25 anos, desde 1994 até 2019, tendo também assumido a paróquia da Madalena em 1999. Desde esse ano, passou a ser Vigário da Vara de Paredes. Assumiu ainda as funções de professor de Religião e Moral, na Escola do primeiro ciclo de Castelões de Cepeda (1996–2014) e foi assistente espiritual do conselho de zona Penafiel Norte das Conferências Vicentinas (1996-2013).

A 17 de Julho de 2019, Dom Vitorino Soares foi nomeado bispo auxiliar do Porto pelo Papa Francisco. A sua ordenação episcopal aconteceu no final de Setembro, na Sé do Porto. Além de bispo auxiliar passou também a ser reitor do Seminário Maior da diocese e o bispo responsável pela zona pastoral sul da Diocese do Porto, por indicação de D. Manuel Linda.

Para além de ter sido descerrada a placa toponímica da Rua D. Vitorino José Pereira Soares, a cerimónia de homenagem serviu ainda para benzer o parque infantil local.

1 Comentário

  1. Quando se atribui o nome de alguém a uma rua ou avenida é porque esse alguém se destacou ao serviço da comunidade, o que não me parece ter sido o caso. Deste modo há apenas um vergonhoso aproveitamento eleitoral por parte da actual edilidade para enganar os ignorantes. Repudio estas actitudes.

Comments are closed.