No passado dia 28 de Novembro assinalou-se o Dia Internacional da Animação e Lousada associou-se às comemorações com acções nas escolas. Desta forma, a Escola Básica e Secundária de Lustosa foi o primeiro local a receber a actividade Panorama Infantil “Sensibilizar e Divertir”, durante a qual os alunos tiveram a oportunidade de visualizar diversas curtas-metragens.

Esta acção foi promovida pela Casa da Animação do Porto e teve como finalidade sensibilizar os mais novos, no caso alunos do 2.º ciclo, para a diversidade cultural e pluralidade de formas, técnicas e registos no mundo da animação, ao mesmo tempo que se divertiram.

As mini-oficinas de cinema de animação foram outra das vertentes que estiveram enquadradas na Festa da Animação que se desenvolveu em cada um dos quatro agrupamentos. Nesses espaços realizaram-se diversas acções em que foram desenvolvidas as técnicas de pixilação e substituição de objectos.

A fase seguinte da actividade passa por uma visita à Casa Museu de Vilar, em data ainda a designar, e tem como tema “Portas Abertas na Casa Museu de Vilar”, que pretende envolver os alunos que participaram nas mini-oficinas.

“Uma Biblioteca à medida dos seus sonhos”

Em festa esteve também a Biblioteca Municipal de Lousada, que comemorou 12 anos de actividade nas instalações actuais. As celebrações contaram com um programa recheado de actividades e iniciativas.

Ao longo dos anos a Biblioteca Municipal tem desenvolvido vários projectos diferenciados, envolvendo todas as faixas etárias da população. Assim, o sector da Animação, por solicitação dos estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância, dinamiza sessões de animação da leitura, horas do conto, oficinas de artes plásticas e outras actividades de complemento das actividades lectivas, realizadas nas bibliotecas escolares.

Nas paragens lectivas e nas férias de Verão o número de utilizadores aumenta significativamente e os mais novos desenvolvem, ao longo do dia, actividades lúdico-pedagógicas diversificadas.

Movimentos Seniores e reclusosLSD_Biblioteca Municipal3

Os Movimentos Seniores são outra presença assídua na Biblioteca e, nos últimos cinco anos, a Biblioteca disponibiliza um serviço de animação contínuo e regular adequada a esta faixa etária. “Liberdade para criar” é o nome de um projecto que está a ser desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, com visitas mensais que visam desenvolver atividades de leitura e escrita com os reclusos.

Projeto internacional “Epublisher”

A Biblioteca estabelece ainda parceria com instituições ligadas à educação e à cultura de nível nacional e internacional. “Epublisher” é o nome do projecto europeu que o Município integra, em parceria com instituições sediadas nas cidades de Vílnius, na Lituânia, Cracóvia, na Polónia e Lieto As, na Finlândia. O projecto pretende contribuir para o desenvolvimento público, através da promoção de formas inovadoras de publicação de poemas, facilitando assim o seu acesso e ajudando os poetas profissionais e amadores a alargar o seu público-alvo.

Este projecto contempla a criação de uma plataforma internacional e multilingue para poetas profissionais e amadores e a promoção de eventos nacionais sobre poesia, entre outros.

Actividades à quarta-feira para diversos públicos

A Biblioteca Municipal está a desenvolver um conjunto de actividades para públicos distintos às quartas-feiras. Pelas 9h30 e 14h30, a Biblioteca tem como proposta de actividade oficinas cujo tema é relativo a “Memórias e literacia digital”. São ateliês de literacia digital aliados à revalorização das memórias das pessoas, especialmente relativas ao quotidiano local.

Esta actividade tem como principais destinatários os seniores e desempregados que se interessem pelo tema.

Exposição e palestras sobre “mais uma viagem…de muitas”

No seguimento da exposição intitulada “mais uma viagem…de muitas”, que está patente na Biblioteca até ao final deste mês, realizou-se uma palestra. Esta iniciativa decorreu no dia 12 de novembro, e, através de Rita Carvalhas, abordou-se o tema “Arte comida? Comida arte?” . A exposição e palestra tiveram como destinatários principais estudantes do ensino secundário e universitários.