Foto: GNR

O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Penafiel deteve dois homens, de 18 e 46 anos, pela prática de violência doméstica, nas localidades de Paredes e Lousada, no final da semana passada.

Em Paredes, a vítima, uma mulher de 30 anos que decidiu terminar a relação de namoro, começou a ser perseguida e ameaçada de morte pelo seu ex-companheiro, nomeadamente com recurso a armas de armas brancas, diz a GNR.

Dando cumprimento a um mandato de detenção, a GNR deteve, no dia 30, um jovem de 18 anos que tinha na sua posse uma arma branca. O suspeito foi interceptado no momento em que se dirigia para o local de trabalho da vítima, explica comunicado.

Já no dia 31, o NIAVE de Penafiel em colaboração com o NIAVE de Setúbal e o Posto da GNR de Sesimbra, deram cumprimento a um outro mandado de detenção, na localidade de Lousada, que resultou na detenção de um homem de 46 anos que “agredia e ameaçava de morte, reiteradamente, a sua mulher de 45 anos”.

Ambos detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Marco de Canaveses, sendo aplicada a medida de coação, ao jovem de 18 anos,  de impedimento de contacto com a vítima e pulseira electrónica, enquanto que o homem de 46 anos, para além da pulseira electrónica, ficou sujeito a apresentações bi-semanais no posto territorial da área de residência, informa a GNR