2020 não foi um ano fácil para o Desporto e para os atletas. Muitos viram-se impedidos de praticar as modalidades que os apaixonam, com inúmeras competições suspensas ou adiadas devido à pandemia. Mas também houve feitos a serem alcançados.

É o caso de Tomás e Leonor Bessa, os irmãos de Paredes que têm dado cartas no golfe a nível nacional. No ano passado fizeram história na modalidade: foram os primeiros irmãos a vencer, no mesmo ano, os dois títulos principais do Solverde Campeonato Nacional PGA, sagrando-se campeões nacionais e profissionais de golfe.

Leonor e Tomás praticam golfe desde a infância, tendo começado pela influência do pai. Leonor, de 22 anos, já foi campeã nacional várias vezes, nos escalões juvenis e como amadora de alto rendimento, conquistando o primeiro título como profissional há dois anos. Já Tomás, de 24 anos, tem-se salientado como um dos melhores golfistas da sua geração, mas ainda não tinha vencido em campeonatos nacionais.

No ano que agora terminou, além da conquista conjunta alcançada no Campeonato Nacional PGA, Tomás Bessa participou em dois torneios do European Tour, a primeira divisão europeia, onde demonstrou evolução positiva, e também no Portugal Pro Golf Tour, onde foi sexto no ranking. Concluiu o Alps Tour Golf de 2020, uma das terceiras divisões europeias, no TOP 20 e foi o melhor português em prova.Já Leonor Bessa competiu em 2020 no Santander Golf Tour, o circuito profissional espanhol. Além de campeã nacional de profissionais foi ainda campeã nacional absoluta, cimentando o seu domínio. Voltou ainda a fazer história no golfe nacional já que foi a primeira vez que uma mulher ganhou um torneio misto do PGA Portugal Tour, o circuito profissional português.

Ele frequentava o curso de Ciências do Desporto, ela o de Jornalismo, mas ambos “congelaram” as matrículas para se dedicarem a 100% ao golfe.

Acreditamos que ainda vamos escrever muito sobre eles.

Paula Barbosa, atleta de trail de Penafiel

Foto: MaTias Novo Fotografia

As conquistas também já não são algo de novo no percurso de Paula Barbosa, atleta natural de Penafiel.

Apesar das condicionantes da pandemia, este ano sagrou-se Campeã Feminina de F 40 e Campeã Nacional por equipas femininas no Campeonato Nacional de Ultra Trail, no Trilho dos Abutres, umas das provas mais exigentes do país.

Conquistou ainda o título de Campeã Nacional de Trail Ultra Endurance 19/20, tendo sido a atleta da equipa Oralklass – Amigos do Trail a grande vencedora da prova do Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance (100 KM) no EstrelAçor Ultra Trail Endurance. Terminou a prova em 14:15:55, conseguindo a medalha de ouro. “Grata por ter tido a oportunidade de competir neste ano tão difícil. Durante os meses de confinamento refugiei-me no treino e na esperança de conseguir concretizar o sonho de realizar uma prova de endurance”, disse a atleta.

Paula Barbosa é assistente operacional no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e compete desde 2016. Tem conquistado vários títulos. Logo nesse ano foi vice-campeã de Trail e Campeã de Sénior. Em 2017 foi vice-campeã de ultra trail e, em 2018, campeã no Campeonato Nacional de Trail Ultra e vice-campeã de Trail no seu escalão. Foi ainda campeã nacional de trail por equipas. No ano passado representou a selecção nacional no Mundial.

Márcio Barbosa, atleta de ciclocrosse de Paços de Ferreira

Foto: DR

Numa região onde o ciclismo é rei, não faltam exemplos de campeões e de conquistas. Este ano destacamos Márcio Barbosa que, logo no início de 2020, revalidou o título sagrando-se, mais uma vez, Campeão Nacional de Ciclocrosse na categoria elite, em prova disputada em Leiria. O atleta de Paços de Ferreira dominou a prova desde o início, tendo conseguido isolar-se.

Márcio Barbosa tem 34 anos e já passou por várias equipas, tendo começado a carreira a nível profissional na LA-Paredes Rota dos Móveis, depois designada LA Alumínios-Antarte. Desde 2018 e até ao ano passado, competiu pela Aviludo-Louletano.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Acontecimento do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Projecto Social do Ano