Fotografia: PCP Valongo

O deputado do PCP na Assembleia da República, Jorge Machado, reuniu-se com reformados de Valongo com o propósito de discutir os problemas que atingem esta camada da população, numa iniciativa que decorreu no Centro de Trabalho de Campo do PCP e reuniu dezenas de pessoas, informou fonte do PCP Valongo.

Segundo a mesma fonte, o deputado comunista aproveitou, também, a oportunidade para divulgar as propostas que o PCP viu aprovadas na Assembleia da República, no âmbito do Orçamento do Estado.

Falando das propostas do PCP, Jorge Machado esclareceu que pelo terceiro ano consecutivo registou-se um aumento extraordinário de 10 euros nas pensões e a devolução do subsídio de Natal.

O deputado recordou que estes aumentos aconteceram devido à luta dos reformados e à persistência do PCP, lembrando que no quadro do Governo do PSD/CDS o que estava previsto era o seu corte e o entendimento que o PS e o BE tinham era apenas confinado ao descongelamento do mecanismo de actualização anual.

Fotografia: PCP Valongo

Já em relação ao subsídio de Natal, Jorge Machado afirmou que o que estava em causa, com a forma de atribuição deste subsídio em duodécimos, era precisamente acabar com este subsídio.

“Assim, foi reposto um direito de todos os reformados”, disse o deputado que sustentou que tudo o que se fez nos últimos anos tem a marca do PCP, mas que é necessário ir mais longe e que isso só não acontece “pelas próprias opções do Governo PS”.

No debate, os participantes abordaram questões relacionadas com o Serviço Nacional de Saúde, a Educação, a Segurança Social e o direito à reforma sem penalizações, os transportes, os salários e os direitos dos trabalhadores e a sua valorização.