Há 56 camas prontas em dois alojamentos de emergência para responder às problemáticas da COVID-19 caso haja necessidade, adianta a Câmara Municipal de Lousada.

No Centro Escolar de Caíde de Rei há 16 camas preparadas com a colaboração das Conferências Vicentinas de Lousada e da Cáritas Diocesana, destinadas a idosos, ou outros, acamados ou com autonomia muito limitada, podendo ser expandido com mais lugares.

Já o alojamento do Complexo Desportivo disponibiliza 40 camas e é destinado a idosos, ou outros, com autonomia.

Ambos os alojamentos têm a possibilidade de servir refeições e de alojar os cuidadores, refere a autarquia.

A mesma fonte explica que estão “já definidos outros locais e encontrado equipamento e recursos humanos para aumentar esta capacidade, nomeadamente com o recurso às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho que mostraram disponibilidade para colaborar neste esforço ou outros centros escolares”.

“Paralelamente estão definidos locais de acolhimento para núcleos familiares de infectados autónomos, quando, por indicação médica, tenham que abandonar as suas residências para impedir o contágio e não tenham outra alternativa de alojamento”, acrescenta o município.

Para apoiar estas pessoas estão previstas equipas permanentes compostas por colaboradores da autarquia a que se podem juntar voluntários do concelho.

“Está definida também a estratégia de, em caso de necessidade, parquear, abastecer, guiar (guias locais ao nível de cada freguesia), bem como fornecer alojamento e refeições a um Corpo de Bombeiros Externo, em situação de ruptura, da corporação local”, entre outras medidas já definidas pela autarquia e pelo pelouro da Protecção Civil.