Que ano tão atípico!

Sinto que venho aqui sempre falar do mesmo, mas a verdade é que não quero deixar de anotar e registar as mudanças que um vírus trouxe ao mundo e aqui, em particular, à nossa terra de Penafiel.

Esta semana, num ano normal, teríamos o desfile do Carneirinho, com as crianças das nossas escolas e rumarem ao centro da cidade para reconhecerem e agradecerem o trabalho dos seus professores(as), Um dia de muita alegria e azáfama na cidade. Este ano aconteceria na 3.ª feira, véspera do feriado de 10 de Junho, mas não vai acontecer.

Na véspera do Corpo de Deus teríamos a tradicional Cavalhada e os nossos alegres e coloridos Bailes Populares… mas este ano não vamos ter…

O dia do Corpo de Deus era de festa, desde manhã cedo… os morteiros a entoar as bandas de música alegravam a cidade, tocando as suas marchas e melodias… mas este ano não vamos ter…

À tarde, a majestosa procissão atraía milhares de pessoas à nossa cidade: uma procissão como já não se vê em muitas terras, em que o profano e o sagrado vão de mãos dadas. Mas essa procissão também não vamos ter.

Procuraremos assinalar, com a devida dignidade, esta Festividade, que tem uma importância deveras grande em Penafiel. Procuraremos chamar a atenção da nossa comunidade para as nossas tradições e para a nossa história. A cidade estará devidamente vestida para celebrar o Corpo de Deus em Penafiel e todos poderão assistir à Eucaristia, às 11h30, proferida pelo Reverendo Padre Paulo Jorge, na nossa Igreja Matriz, em directo nas redes sociais do Município, assim como, pelas 19h00, a benção à cidade, em directo do alto da Igreja de N.ª Senhora da Piedade e dos Santos Passos, mais conhecida por Sameiro.

Deixo aqui o convite para assistirem às cerimónias a partir das vossas casas. Este ano é assim.

Queremos todos muito que as nossas vidas regressem à normalidade… mas temos que ter paciência e resiliência!

Juntos vamos conseguir!

Bons feriados para todos os nossos leitores!