Os maiores especialistas mundiais nas questões relacionadas com a transparência e a participação dos cidadãos nos sistemas democráticos vão intervir amanhã na II Conferência Internacional “Caminhos a Seguir”, que terá lugar a partir das 14h30, no Museu Municipal de Valongo, no âmbito da Semana Europeia de Democracia Local.

Segundo a autarquia, estarão presentes Yves Cabannes – Emeritus Professor in Development Planning; José de Molina – Presidente do Conselho de Transparência de Múrcia; Sara Fernandes – Special Advisor na UNU-EGOV; Paulo Pereira – Coordenador UM-Cidades (Universidade do Minho); e Anna Sukova e Ivan Shulga – especialistas do Banco Mundial para as questões da Transparência.

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, também vai intervir na qualidade de presidente da Rede de Autarquias Participativas.

Os Orçamentos Participativos pelo Mundo, a Democratização das instituições a partir da participação cidadã, a transparência na gestão dos actos aplicada aos governos locais e as “smart cities” serão os principais temas abordados nos vários painéis da conferência.