Aluimento na A41 aconteceu em Fevereiro

A Comissão de Utentes da A41 mantém-se firme na luta pela retirada do pórtico de Alfena. Depois de ter reunido com a Ascendi, empresa concessionária da via, em que se concluiu que esta “é apenas o intermediário fazendo a sua cobrança e entrega do valor respectivo ao Instituto das Infraestruturas de Portugal, SA.”, e que, por isso, a retirada do pórtico de portagem “não é da sua competência”, a Comissão de Utentes da A41 decidiu pedir reuniões com a Infraestruturas de Portugal e com os partidos com assento parlamentar.

Considerando que é fundamental o envolvimento da população e dos seus representantes, o grupo de utentes desta via encetou ainda contactos com a Junta de Freguesia de Alfena para discussão dos objectivos e das necessidades. Segundo divulga a comissão em comunicado, houve ainda uma reunião com os dirigentes da DECO – Delegação Regional do Norte. Com a certeza de que a retirada do pórtico da A41 em Alfena é uma questão de justiça, os utentes da A41 não baixam os braços e têm em curso o agendamento de reuniões com os diversos partidos representados na Assembleia da República, bem com a Infraestruturas de Portugal.

Na reunião com a Ascendi, dizem, foram informados “que as obras de recuperação do itinerário estão a correr a bom ritmo, tendo em conta as difíceis condições atmosféricas que se têm verificado”.

A exigência da retirada do pórtico da A41 no troço de Alfena, sentido Alfena/Aeroporto é uma reivindicação da população e autarcas desde que este foi instalado com o fim das SCUT e que foi agora reavivado com o aluimento de piso ocorrido a 13 de Fevereiro, em consequência do mau tempo e que impediu a circulação até ao passado dia 8 de Abril, data em que a concessionária abriu uma via em cada sentido. As obras de reparação total do troço afectado ainda decorrem.