Cinco músicos da região vão participar no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro «Terras de La Salette», em Oliveira de Azeméis, informa a organização.

Rafael Moreira Pinto e Duarte Alexandre Ferreira Carvalho, de Paredes, e Tiago Filipe Silva Nogueira, Carlos Daniel Martins de Barros e Diogo Alexandre Santos Ferreira, de Valongo, vão estar na competição que se realiza de 8 a 13 de Abril.

“Os concorrentes demonstrarão a sua qualidade artística junto de um júri internacional que avaliará a execução musical de uma peça obrigatória conforme estipula o regulamento do concurso que reúne, este este ano, 351 concorrentes”, diz nota de imprensa.

O maior concurso do género realizado em Portugal junta, além de músicos nacionais, músicos de Espanha, Itália e Brasil.

Trata-se de uma organização conjunta da autarquia e da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que, a partir desta edição, passará a ter periodicidade bienal.

O concurso integra os escalões infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone, tuba e bombardino).

Os prémios, superiores a 35 mil euros, serão entregues aos vencedores no dia 13 de Abril, pelas 21h00, no cineteatro Caracas.